Por: Profa. Dra. Valéria Batista
![](https://static.wixstatic.com/media/832d27_9cc3489c33254aeebfb4d2c307242a4a~mv2.jpg/v1/fill/w_69,h_46,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/832d27_9cc3489c33254aeebfb4d2c307242a4a~mv2.jpg)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) aponta seis direitos de aprendizagem na Educação Infantil, que são: 1) conviver, 2) brincar, 3) participar, 4) explorar, 5) expressar e 6) conhecer-se.
Estes direitos devem articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do contexto da sociedade. E, também apresentam cinco campos de experiências:
1) O EU, O OUTRO E O NÓS.
2) CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.
3) TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.
4) ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.
5) ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.
Estes campos de experiências devem ser planejados e permanentemente avaliados, por meio de uma intencionalidade educativa, com práticas que estruturem o cotidiano das instituições de Educação Infantil considerando a integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças. E ter como eixos estruturantes da prática pedagógica as interações e brincadeiras.
![](https://static.wixstatic.com/media/832d27_b8c41e08204a4117ac43dbf03bd0a097~mv2.png/v1/fill/w_61,h_52,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/832d27_b8c41e08204a4117ac43dbf03bd0a097~mv2.png)
As Estruturas Lógicas e a construção do número operatório
![](https://static.wixstatic.com/media/832d27_f0a91646b54140a483498312fe658cf6~mv2.jpg/v1/fill/w_144,h_80,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/832d27_f0a91646b54140a483498312fe658cf6~mv2.jpg)
Na proposta pedagógica da Educação Infantil é preciso organizar tempos de brincar, de tomar banho, de se alimentar, de repouso das crianças, considerando suas diferentes idades e os diferentes espaços formativos, como das salas de atividades, do parque, do refeitório, do banheiro e do pátio. E para isso é necessário:
Estabelecendo uma sequência básica de atividades diárias.
Organizando momentos diferenciados, organizados de acordo com as necessidades biológicas, psicológicas, sociais e históricas das crianças.
Organizando os ambientes.
As mesas e as cadeiras, apenas em espaços privilegiados.
Organização dos cantos temáticos.
Desta forma, percebemos que todo tipo de atividade requer um espaço adequado. Por isso, a importância do planejamento e da intencionalidade educativa.
Devemos observar que a BNCC na Educação Infantil apresenta os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e estes estão vinculados a três grupos etários:
1. BEBÊS (DE ZERO A UM ANO E SEIS MESES).
2. CRIANÇAS BEM PEQUENAS (UM ANO E SETE MESES A TRÊS ANOS E ONZE MESES).
3. CRIANÇAS PEQUENAS (QUATRO ANOS A CINCO ANOS E ONZE MESES)
Por isso, devemos observar que existe uma habilidade para cada nível de ensino, faixa etária, campo de experiência e número de habilidade proposta para o campo de experiência. A figura explica o significado destas letras e números:
![](https://static.wixstatic.com/media/832d27_5083e89cdd4549129e7a17a833fcf6a0~mv2.png/v1/fill/w_57,h_29,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/832d27_5083e89cdd4549129e7a17a833fcf6a0~mv2.png)
Para o ensino da Educação infantil devemos organizar brincadeiras para aprender, pois quando brinca, a criança se defronta com desafios e problemas, devendo constantemente buscar soluções para as situações colocadas a elas.
![](https://static.wixstatic.com/media/832d27_afc93c26532d42ce825b41a058ce063a~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_93,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/832d27_afc93c26532d42ce825b41a058ce063a~mv2.jpg)
PLANO DE AULA REMOTA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Conteúdo: classificação e seriação
Campo de experiência: espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Faixa etária/ano: Grupo 3. Crianças pequenas (quatro anos a cinco anos e onze meses)
Tempo sugerido: 2 aulas de 50 minutos
Habilidades da BNCC:
(EI03ET01) - Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET05) - Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
Orientações de Desenvolvimento:
1ª AULA
Habilidade: (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
O professor irá trabalhar a função da classificação, isto é, de nomear um todo e dar um único nome ao todo.
1º) O professor deve perguntar:
Quem tem uma caixa de brinquedos?
Como ela se encontra? Está arrumada ou está bagunçada?
Já organizaram as coisas por cores? Agruparam tudo que é azul? Tudo que é vermelho? Ou tudo que é amarelo?
![](https://static.wixstatic.com/media/832d27_6ac5bab604bf48a48139b2b99244ce6b~mv2.jpg/v1/fill/w_72,h_37,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/832d27_6ac5bab604bf48a48139b2b99244ce6b~mv2.jpg)
![](https://static.wixstatic.com/media/832d27_fb96ee5fec034476a1727f918ba71dbb~mv2.jpg/v1/fill/w_52,h_39,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/832d27_fb96ee5fec034476a1727f918ba71dbb~mv2.jpg)
Ou organizaram de acordo com as formas geométricas?
![](https://static.wixstatic.com/media/832d27_64a3819001644389b7c4c9b0718090de~mv2.jpg/v1/fill/w_58,h_38,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/832d27_64a3819001644389b7c4c9b0718090de~mv2.jpg)
A partir das respostas dos alunos o professor deve mostrar que podemos organizar as coisas por tipos, por formas, por áreas.
Por exemplo, agrupar todos os carrinhos ou todas as bonecas.
Seguem alguns exemplos que o professor poderá mostrar às crianças como fazer.
![](https://static.wixstatic.com/media/832d27_c6df3d2331084ad9821699c40472c446~mv2.jpg/v1/fill/w_93,h_52,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/832d27_c6df3d2331084ad9821699c40472c446~mv2.jpg)
![](https://static.wixstatic.com/media/832d27_9f00ee24cfec40b4b9c1fe502ccc7802~mv2.jpg/v1/fill/w_52,h_92,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/832d27_9f00ee24cfec40b4b9c1fe502ccc7802~mv2.jpg)
2º) Vamos conhecer alguns lugares que se organizam desta forma?
Temos todas as frutas e legumes num único lugar
![](https://static.wixstatic.com/media/832d27_494ecd5dc13f44139c5a9c4e0f8d279d~mv2.jpg/v1/fill/w_62,h_41,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/832d27_494ecd5dc13f44139c5a9c4e0f8d279d~mv2.jpg)
Os iogurtes num mesmo lugar
![](https://static.wixstatic.com/media/832d27_97824ca754934fa498b27759e0669123~mv2.jpg/v1/fill/w_106,h_70,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/832d27_97824ca754934fa498b27759e0669123~mv2.jpg)
E desta forma, todo o supermercado se organiza por categorias, isto é, teremos todos os produtos da mesma área juntos, para que a mamãe e o papai ou alguém da família, ao percorrerem os corredores possam encontrar o que querem comprar e depois escolher entre as marcas, preços, tamanho do pacote, sabores e a validade do produto.
Vamos ter duas tarefas para fazer:
1º TAREFA:
Vamos arrumar os brinquedos? Por tipos de brinquedos? Vocês se lembram das fotografias que eu mostrei? Eu quero que vocês organizem os brinquedos por tipos. E com os seus brinquedos organizados, quero que a mamãe ou o papai fotografem o que vocês fizeram ‘sozinhos’ e enviem ao número de celular da professora as fotos dos brinquedos agrupados.
Observação: o professor deverá organizar em slides as fotografias das crianças para apresentar na próxima aula.
2º TAREFA:
Realizar uma entrevista com a mamãe ou com quem vai ao supermercado comprar as coisas e perguntar: Vocês sabem o motivo do supermercado estar organizado em corredores por tipo de alimentos e produtos? E, se é importante os objetos estarem organizados, se tem outros exemplos de organização para contar para vocês, por exemplo, nos espaços da cozinha, nas gavetas e no guarda-roupa.
2ª AULA
(EI03ET01) - Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
O professor irá trabalhar a seriação. Seriar é ordenar, organizar pelas diferenças, de forma ascendente ou descendente.
A função da seriação é determinar qual o lugar de cada elemento.
1º) O professor deve perguntar:
Vocês já formaram uma fila por tamanho?
Já organizaram os livros por tamanho?
A mamãe organiza as coisas por tamanho na cozinha, vamos ver um exemplo:
![](https://static.wixstatic.com/media/832d27_d7b59e91eb0b4dcc9197822d57120ca8~mv2.jpg/v1/fill/w_199,h_171,al_c,q_80,blur_3,enc_auto/832d27_d7b59e91eb0b4dcc9197822d57120ca8~mv2.jpg)
A partir das respostas dos alunos o professor deve propor uma atividade para as crianças realizarem.
Vamos arrumar os brinquedos? Agora por ordem de tamanho?
![](https://static.wixstatic.com/media/832d27_ed4cfa9940354ef0abd781ace3f20d29~mv2.jpg/v1/fill/w_125,h_70,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/832d27_ed4cfa9940354ef0abd781ace3f20d29~mv2.jpg)
Do maior para o menor.
![](https://static.wixstatic.com/media/832d27_b6ffb14a7fe04a0082624e8e4154ce71~mv2.jpg/v1/fill/w_109,h_55,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/832d27_b6ffb14a7fe04a0082624e8e4154ce71~mv2.jpg)
![](https://static.wixstatic.com/media/832d27_14c0177045e2413cac02e1a1d7769bae~mv2.jpg/v1/fill/w_118,h_88,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/832d27_14c0177045e2413cac02e1a1d7769bae~mv2.jpg)
1º TAREFA:
Vamos arrumar os brinquedos por tamanho. Vai ser muito divertido! Vocês também podem encontrar outros objetos e organizar do MAIOR PARA O MENOR OU DO MENOR PARA O MAIOR.
Você se lembra das fotografias que eu mostrei para vocês eu quero que vocês organizem os brinquedos por tamanho. E com os seus brinquedos organizados, quero que a mamãe ou o papai fotografem o que vocês fizeram ‘sozinhos’ e enviem ao número do celular da professora as fotos dos brinquedos organizados por tamanho.
Observação: o professor deverá organizar em slides as fotografias das crianças para apresentar na próxima aula.
Elaborado por:
![](https://static.wixstatic.com/media/832d27_fe4af5a0ea0b4ad6b3429f575b0e1d3e~mv2.jpeg/v1/fill/w_147,h_101,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/832d27_fe4af5a0ea0b4ad6b3429f575b0e1d3e~mv2.jpeg)
Profa. Valéria, doutora em Educação pela PUC-SP. Diretora Pedagógica na Apliqueducação onde cria e desenvolve jogos de alfabetização baseados em evidências de pesquisa por conta de sua longa e sólida experiência em sala de aula no Ensino Fundamental, incluindo o trabalho de com alunos da Educação Especial.
Leitura crítica e edição: Joseane Terto